O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Quando se fala em experiências em EAD no Brasil, pensa-se no pioneirismo dos cursos criados pelo Instituto Universal Brasileiro (1941), empresa particular que oferecia ensino a distância de caráter supletivo, além de cursos profissionalizantes, através de correspondências. Esta forma impressa de ensino a distância foi também utilizada em pelo menos um projeto governamental, o projeto LOGOS, orientado para a formação de professores leigos (1973). Na atualidade, utiliza-se o meio impresso, como forma complementar de ação, no desenvolvimento de atividades de educação a distância.
A primeira experiência de EAD no Brasil, no entanto, não foi realizada pela via impressa, mas pelas ondas do rádio. Já em 1923, a Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transmitia programas de literatura, radiotelegrafia e telefonia, línguas e outros. Desde então, entre os suportes mediáticos de comunicação, o rádio tem sido o veículo com maior tempo de uso para iniciativas em EAD no Brasil. Em 1939 criou-se o Instituto Rádio Monitor, preocupado em utilizar o rádio para ensinar. Em todas as últimas décadas muitas ações de ensino a distância utilizaram-se do rádio em diferenciados tipos de projetos, quase sempre governamentais. Destacam-se, entre eles, as escolas radiofônicas ou as tele-aulas dramatizadas do Movimento de Educação de Base – MEB (1956) e o Projeto Minerva, que transmitia cursos em cadeia nacional por emissoras de rádio (1970).
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https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/011.pdf