AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA.
Com o presente artigo pretendemos relatar a investigação de um processo de avaliação do desempenho docente no ensino superior, essencialmente qualitativo e processual, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores através de uma reflexão mediada sobre a sua prática. A avaliação docente foi levada a efeito no curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Isso porque acreditamos que a avaliação do desempenho docente contribui para a melhoria da qualidade do ensino. Em qualquer nível de ensino, mas especialmente no ensino superior, investigar a própria prática é imprescindível quando o professor pretende qualificar a ação docente em direção a um ensino mais produtivo, mais adequado à realidade e mais humano. Na avaliação do desempenho docente em estudo foram coletados depoimentos de alunos sobre o ensino desenvolvido pelos seus professores. Após, os próprios professores realizaram uma análise de conteúdo dos depoimentos. Para a análise dos depoimentos foram constituídos grupos de estudos específicos, envolvendo os professores do curso.
Avaliação de Desempenho;
Reflexão Mediada;
Ensino Superior.
Avaliação do Desempenho de professores numa perspectiva qualitativa.pdf (632,3 kB)