Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais e a perspectiva sóciointeracionista de Vygotsky

21-07-2019 23:09
 
 
A autora nos traz uma dimensão da teoria interacionista de Vygotsky em ambientes virtuais. A discussão do texto foi iniciada com abordagens sobre a teoria de Vygotsky e suas contribuições para a educação. Os instrumentos e signos foram pauta de comentários sobre a mediação e os meios de aprendizagem. Logo adiante, a autora expõe a importância da fala para uma análise qualitativa das interações nos chats e fóruns, constituindo-se um dos elementos significantes nos ambientes virtuais.

Os dois níveis de desenvolvimento apresentados por Vygotsky, o real e o potencial, culminam na interação da aprendizagem com o desenvolvimento. O pleno desenvolvimento deste potencial depende das interações sociais e de intervenções de alguém mais experiente. Para Vygotsky, a interação entre pessoas com níveis cognitivos diferentes enriquece a aprendizagem. Observa-se, assim, a relevância da sua teoria para a compreensão da interação e mediação em ambientes virtuais.
 
O texto expõe ainda que durante esse processo, a interdependência entre os envolvidos pode ocorrer em três estruturas sociais diferenciadas: cooperativa (onde os objetivos dos participantes estão vinculados entre si, de forma que cada um alcançará seus objetivos se os outros atingirem os seus); competitiva (cada indivíduo só atinge suas metas se os demais não atingirem os seus) e individualista (não existe relação entre os objetivos a serem alcançados pelos participantes).

“A colaboração caracteriza-se por relações mais igualitárias entre os autores do processo de aprendizagem… Ela preconiza um processo mais democrático que a cooperação por fornecer aos alunos mais poder em um clima de abertura e responsabilidade partilhada. Em razão de sua maturidade, sua responsabilidade e da autonomia que eles gozam, os alunos podem, participando das atividades em grupo, fazer escolhas segundo seu encaminhamento e utilizar estratégias de aprendizagem que lhes convém”.

Fonte: Regina Young GEad-MM