A SEDUÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA EM EAD.
O objetivo do presente artigo é refletir os limites e possibilidades do educador na função de professor/tutor na modalidade de Ensino a Distância. As reflexões apresentadas advêm da leitura de obras dedicadas às práticas pedagógicas, essencialmente voltadas para o processo educacional não- presencial, bem como da experiência adquirida no contexto acadêmico de instituições públicas e privadas. A natureza deste artigo é didático-descritiva e procura abstrair alguns elementos da arte de seduzir pedagogicamente o aprendiz como forma de cumprir a contento a nobre missão de educar a distância. Invoca o estar presente de modo afirmativo, sem estar fisicamente ao lado do aluno, mas de modo marcante, suprindo a falta quase visceral que o processo ensino-aprendizagem impõe. A educação sedutora, como expressa neste texto, é praticada pelos educadores comprometidos com a ética e o amor à missão pedagógica de facilitadora da apreensão do saber. É, em última instância, configura-se como uma alternativa competitiva com os meios de comunicação globalizantes, podendo atingir o âmago daqueles que anseiam pela autonomia do aprender libertando-se das amarras de suas próprias limitações.
Educação a Distância;
Motivação;
Pedagogia progressista libertária;
Pedagogia libertadora;
Psicopedagogia;
Reforço negativo;
Recompensa e Tutoria
A Sedução Pedagógica na Tutoria em EAD.pdf (97,6 kB)